Já passaram por aqui:

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Entrevista com Carol Koga

É com muito prazer que esse mês entrevistaremos Carol Koga ganhadora do Mercado Persa 2010 na categoria profissional.
Claro que ela tem muito para nos contar. Leia a seguir:

Das Arábias: Carol,vamos começar pelo começo(risos)...como tudo começou? Quando surgiu seu interesse pela dança do ventre?
Carol: Na verdade foi um empurrão de mãe...rsrs. Nunca tinha visto e nem sabia bem o que era! Ela me levou para assistir uma aula quando tinha 13 anos em uma escola de bairro e acabei ficando. A caminhada foi muito natural e acho que por isso até hoje faz parte da minha vida!


Das Arábias: Desde o começo você tinha a intenção de ser profissional?
Carol: Quando comecei não me passava pela cabeça a possibilidade, mas as coisas foram acontecendo. Sempre gostei de dança no geral, mas me identifiquei realmente com a Dança do Ventre e consequentemente a dedicação foi maior. É realmente importante o aprendizado e saber esperar a hora certa para as coisas acontecerem.
A maioria das alunas tem a intenção de um dia se profissionalizar, mas é o que digo para as minhas: Saibam aproveitar tudo o que é passado da melhor forma possível, tanto em minhas aulas quanto em workshops que façam. Não se tem que atropelar as coisas, os trabalhos e as oportunidades aparecem na hora certa!
Isso é a base para um bom trabalho
.

Das Arábias: Qual foi a sua maior dificuldade na dança?
Carol: Ver a inveja, individualidade das pessoas, e como elas tem o hábito de só olharem pro seu próprio umbigo! Sem generalizar....

Das Arábias: Você ainda vê muito preconceito na dança do Ventre? Você já sentiu na pele algum preconceito?
Carol: Siiiiiiim....mas nem vem ao caso citar pra não dar corda!hahaha
Já houve mudança, mas ainda acontece muito. Principalmente das pessoas de fora do nosso meio que não têm a menor noção do que é a Dança do Ventre. Por incrível que pareça ainda existe aquela ilusão que dança do ventre dá barriga, que é apenas lazer e mais uma dançinha qualquer. Não têm noção de que estudamos muito, trabalhamos muito e não somos mulheres quase peladas que saem rebolando por aí como já ouvi!

Das Arábias: O que você mais gosta na sua dança?Como você se descreveria? Qual é a sua característica?
Carol: Que difícil falar de nós mesmas!rsrs
Bom, certamente é uma dança com diversas influências de outras danças como ballet e jazz, por exemplo. E quanto a principal característica....A voz do povo é a voz de Deus....BORBOLETA te diz ou lembra alguma coisa?! Hahaha. Não tenho como ir contra.

Das Arábias: Nós sabemos que nem tudo na dança é um mar de rosas... Qual é o lado chato da dança em sua opinião?
Carol: As pessoas não saberem o que é a palavra RESPEITO. Respeitar as outras profissionais, o espaço do outro, a dificuldade do outro, o crescimento do outro, esses são alguns exemplos. Acho que essa palavra é importante e engloba TUDO.


Das Arábias: Como é a Carol professora?
Carol: Nooossa.... Algumas alunas já disseram que eu sou a “professora legal” por ser boazinha, já me chamaram de “general” por ser exigente hahaha.Procuro mesclar as duas coisas e sempre manter o bom humor, que é fundamental para que as aulas sejam sempre agradáveis, faço o gênero “palhaça” mesmo!kkkk.
Vejo minhas alunas como relacionamento “mãe” e “filhas”, onde amamos todas iguais, ficamos felizes e nos emocionamos vendo cada uma começar a engatinhar, andar e crescer pronta para encarar o mundo.

Das Arábias: Você acha que na Dança do ventre rola muita inveja? Como você lida com isso?
Carol: Inveja tem em todo lugar. Claro que num meio em que 99% são mulheres, a forte concorrência de hoje e em uma dança onde ressaltamos a beleza feminina como um todo é inevitável. Nem todo mundo enxerga que há espaço para todas, cada uma com seu estilo e sua beleza. Temos que saber admirar e aplaudir o crescimento de outras pessoas também. Isso com certeza acrescenta muito em todas nós como pessoa.
Não me importo com um sentimento tão pequeno e que só tem a prejudicar a própria pessoa que o carrega.

Das Arábias: Vamos falar do Mercado Persa... Desde quando você pensava em participar?
Carol: Sempre participei do MP, mas como mostra ou competindo em outras categorias. No profissional foi a primeira vez que pensei em participar e finalmente resolvi tentar.

Das Arábias: Como foi a sua preparação?
Carol: Suaaaaaada!rsrsrs
Intensos dias de treino com a ajuda da minha amigona HADARA NUR que por um acaso do acaso estávamos conversando indo para um show, quando me ofereceu um “HELP” pois eu estava treinando sozinha. Eita palavrinha que nunca mais vou esquecer dita por ela: FOCO!hahaha Mas que foi de extrema importância e me ajudou muito a lembrar o que realmente eu tinha ido fazer lá.
Ah....e não podia deixar de fora o Rodolfo (meu namorado) a pessoa mais maravilhosa e CRÍTICA que eu já conheci. E se não estava a Hadara estava ELE para puxar a minha orelha e me detonar (no bom sentido, claro!rsrs)

Das Arábias: Em algum momento você desanimou ou achou que não conseguiria?
Carol: É complicado falar em desistir, mas acho que em vários momentos passou pela minha cabeça se seria o momento certo de tentar. Principalmente porque pesa o fato da grandiosidade do evento e saber que estaria sendo alisada, julgada , criticada e elogiada não só pelos jurados mas pelo público, que é exigente. As vezes precisamos de uma “chacoalhada” para acreditarmos mais em nós mesmas! Maaaaas...tive a sorte de ter pessoas ao meu lado que me incentivaram e fizeram acreditar mais em mim mesma e no meu trabalho (beijo especial para Clarice Bonini...fundamental nesse momento).

Das Arábias: Para quem não conhece o processo do mercado Persa,conte um pouquinho como são as eliminatórias,quais foram as regras que você teve que seguir? Carol: Bom a eliminatória é a única que todos os anos continua a mesma. No total 45 concorrentes do Brasil todo. Entramos em trios que são definidos por ordem de inscrição e improvisamos uma música SURPRESA. Apenas 10 foram classificadas para a final.
Este ano a final teve 3 fases:
1ª Fase -Os jurados analisaram com atenção maior a MUSICALIDADE, onde entramos de 2 em 2 (por ordem alfabética) para improvisar um derbak ao vivo com Pedro Françolin (detalhe, o derbak ao vivo só ficamos sabendo na hora...Ai meu Deus!hahaha).
2ª Fase –Os jurados analisaram com atenção maior a EXPRESSÃO CORPORAL E FACIAL, POSTURA E FIGURINO, onde também entramos de 2 em 2 (por ordem alfabética) para improvisar uma música lenta SURPRESA.
3ª Fase –Por fim a última fase foi um solo de no máximo 2 minutos sendo o tema escolhido pela candidata (moderno ou fusão), onde os jurados analisaram TÉCNICA, CRIATIVIDADE, FIGURINO E MÚSICA DE ACORDO COM O TEMA ESCOLHIDO, etc...

Das Arábias: Tem como descrever a emoção que você sentiu quando anunciaram você como vencedora?
Carol: É indescritível. Só EU (e as pessoas que me deram apoio) sabemos o quanto trabalhei e o quanto treinei para conseguir e acho que isso tornou a vitória ainda melhor! Ter as pessoas que amo ao meu lado e torcendo por mim verdadeiramente foi mais emocionante ainda. Não conseguia parar de chorar (rsrs), pois cada hora era uma pessoa feliz com a minha felicidade.



Das Arábias: O que mudou depois do seu Titulo?
Carol: Tudoooooooo!!! Graças a Deus, se algumas pessoas já conheciam hoje as pessoas sabem quem é Carol Koga.
Subir mais um degrau é extremamente gratificante para qualquer pessoa e espero subir muitos outros.

Das Arábias: Quais são seus próximos planos?
Carol: Trabalhar bastante e ao contrário do que imaginem me dedicar mais ainda para que possa ter uma carreira sólida. Sabemos que a concorrência é graaande!!rs

Das Arábias: O que você acha da iniciativa da Das Arábias em ter criado o aluguel de roupas para Dança do ventre dando oportunidade para as meninas se vestirem com roupas de alto padrão gastando muito pouco?
Carol: É simplesmente ótimo! Em uma mesma loja conseguimos encontrar uma diversidade grande de modelos e cores atendendo de alunas a profissionais e para todas as ocasiões. Além de muito prático, pois no meu caso, tinha o MP e ainda não tinha a roupa na última semana! Hahaha .... Foi fácil, visitei a loja e rapidamente consegui escolher. Recomendo!

Das Arábias: Faço questão de vesti-la em algum show que você fizer você aceita?
Carol: Seria um imenso prazer, já que conheço de perto as roupas e sei da qualidade e beleza que têm. Tanto é que a minha roupa utilizada no Mercado Persa foi alugada com vcs. Muuuito obrigada!!!!

Em nome da Das Arábias agradeço o carinho dessa linda profissional,desejando sucesso sempre!
Sabine Schaade

6 comentários:

Unknown disse...

Maravilhosa...parabéns professora....bjos....

Anônimo disse...

Perfeita!
Estivde no MP e realmete ela foi merecedora.parabéns Carol

Anônimo disse...

Muito bonita a sua participação no MP.Sucesso
Ana Carolina

Rubi disse...

Verdade as pessoas não tem noção do tanto que se estuda na DV.
P.S. que roupa linda!!!!

Carol Koga disse...

Genteeeeeeeeeee...Muito obrigada MESMO!!! Fico feliz por terem gostado...


Bjuuuuuu

CAROL KOGA

Unknown disse...

Adorei a entrevista...vc merece tudo de bom, pois é batalhadora, dedicada e humilde...e cada dia esta mais linda...mil beijos e ainda mais sucesso.. Aline!